O Vai-Vai apresentou a sinopse e abriu oficialmente a disputa de samba enredo para o Carnaval 2025. Em evento na fábrica do samba, com a presença de diversos compositores, o carnavalesco Sidnei França leu a sinopse com comentários e explicações.
Em 2025, a Escola do Povo traz pra avenida o enredo ?O xamã devorado e a deglutição bacante de quem ousou sonhar desordem?, homenageando o grande José Celso Martinez Correa, o Zé Celso, ícone do teatro e da cultura brasileira.
A disputa, para o próximo ano, tem novas regras, visando ampliar a participação, simplificar as etapas e reduzir os custos dos compositores. Ou seja, um modelo mais acessível e que valoriza tanto os compositores quanto suas obras.
Confira as principais mudanças:
? A primeira entrega dos sambas será uma audição interna, na Fábrica do Samba, com a presença somente das parcerias e da comissão julgadora
? Nas audições internas serão permitidos: até 4 cantores, 2 cavacos e 1 violão
? Não será permitida, na audição interna, a participação de intérpretes oficiais de SP e RJ
? Os sambas classificados serão comunicados à parcerias individualmente
? A segunda entrega do samba será, agora sim, gravada, podendo ser em estúdio ou não.
Confira o calendário:
? 6, 13, 20 e 27 de junho ? sessões de tira-dúvidas na Fábrica do Samba
? 13 e 14/7 ? audições internas
? 30/7 ? divulgação dos aprovados
? 8/8 ? entrega das gravações dos sambas aprovados
? 18/8 ? apresentação dos sambas aprovados na quadra
A Saracura do Bixiga tem como idealizador do desfile de 2025 o carnavalesco Sidnei França, acompanhado de uma Comissão de Carnaval, composta por Ezequiel Nascimento, Fernando Romano, Luiz Robles e Paulo Rogério.